Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
AS CRIANÇAS ESTÃO DE FÉRIAS 02c

As crianças estão de férias? Que tal ensinar um pouco de economia e finanças através de jogos?

Aprender finanças pessoais não é um objetivo que se atinge facilmente em apenas uma tarde, mas certamente jogos podem promover o interesse das crianças para esse longo e importante caminho a ser trilhado.

Se, por um lado, eles não ensinam como se livrar das armadilhas do consumo e das gratificações imediatas e como o longo prazo é importante no sucesso financeiro, por outro, eles trazem esses temas para um ambiente seguro e divertido, que serve de metáfora para a vida real.

Existem diversos jogos nas lojas especializadas e online, gratuitamente, que podem aumentar o gosto de suas crianças pelo funcionamento do mercado, da economia e até mesmo da bolsa de valores.

Banco Imobiliário

Certamente este jogo de finanças mais famoso. Aliás, provavelmente, é o jogo de tabuleiro mais famoso, possuindo diversas versões temáticas inclusive. Atualmente, possui até mesmo versões com cartões eletrônicos. Alguns especialistas, no entanto, pedem cautela pois essa versão pode incentivar o uso precoce dos cartões e, se a criança não for bem educada, em vez de ensiná-la a poupar, pode incentivar o consumo. Talvez a maior lição desse jogo, que depende bastante da sorte, é que os recursos são finitos (o jogador que perde tudo sai da partida) e que quanto mais imóveis (bens ativos) se possui, mais dinheiro você faz.

Quebrando o cofrinho

Este jogo online é bem básico, mas bem útil para os pequenos, por volta de cinco anos de idade. Numa primeira fase, a criança precisa recolher as moedinhas, o máximo que puder. Na fase seguinte, deve escolher seus gastos de maneira a poupar uma porcentagem do total economizado. Ele, assim, ajuda a criança a entender que sempre é possível guardar um pouco do dinheiro arrecadado em determinado período.

Clique aqui para acessar.

Jogo da vida

Este também depende muito da sorte e das casas em que seu peão vai caindo. Mas ensina que fatores como profissão, número de filhos, formação escolar e outros fatores que, na vida real, são escolhas, podem influenciar grandemente nos seus resultados no longo prazo. A versão atual permite fazer operações no cartão de crédito e débito e o cálculo dos juros das dívidas é calculado automaticamente.

Bankids

A proposta deste jogo online é ensinar crianças de até 12 anos o valor do dinheiro (no jogo usa-se a moeda fictícia chamada patakos). Nele, seu filho ou sua filha aprenderá sobre rendimentos, impostos e taxas de maneira divertida. É preciso fazer cadastro.

Clique aqui para acessar.

Jogo da mesada

Este é outro jogo da Estrela. Nele, a criança vai lidar com gastos (coisas como brinquedos e revistinhas) e empréstimos. Além disso, ela pode ganhar um extra fazendo algum trabalho remunerado depois da escola. Ganha o jogo quem chegar no fim do mês com mais dinheiro sobrando.

Comprando certo

Esse jogo da Grow traz a Turma da Mônica passeando em um shopping. Os jogadores precisam saber a hora certa de comprar um produto, pois eles vão mudando de preço. Para conseguir mais dinheiro é preciso passar no banco. Quem fica sem dinheiro sai do jogo (muito parecido com a vida real, não é mesmo?)

Mesadinha 

Neste jogo online, o jogador precisa manter o equilíbrio entre os exércitos que disputam o poder do “Planeta Mesadinha” e, dessa maneira, conquistar a independência financeira. Criando o hábito de separar uma parte de seu dinheiro, como economia, a criança conquista o poder de realizar seus sonhos de consumo. É preciso fazer cadastro.

Clique aqui para acessar.

Goumi

Neste, o jogador tem o controle sobre sua vida e seu dinheiro. Começando como uma pessoa comum, seu personagem pode enriquecer e tornar-se dono de diversas companhias de sucesso, ou perder tudo, dependendo de suas escolhas. Este jogo nasceu de um projeto de educação financeira desenvolvido para a rede municipal de ensino de Uberlândia, em Minas Gerais.

Clique aqui para acessar.

Vamos poupar

Do Banco do Brasil. Além de ensinar a poupar, traz a inusitada ideia de misturar finanças com o futebol. Uma das vantagens é que ensina o jogador a fazer cálculos rapidamente, além de ensinar termos financeiros em uma espécie de questionário contra o relógio.

Clique aqui para acessar.

Administrando seu dinheiro 

Ensina a administrar o orçamento em diferentes situações, seja quando há um acréscimo nos ativos e na entrada de recursos, seja nos momentos em que se contrai dívidas e é preciso apertar o cinto.

Jogo da bolsa

Este jogo familiariza a criança com as flutuações da renda variável. Embora se pautar por notícias não seja o ideal, o preço das ações flutua de acordo com elas. O ponto alto é a possibilidade de ganhar dinheiro com o aluguel de ações e, em cenário de queda, com a venda, coisa que nem mesmo muitos adultos costumam saber.

Avaliação dos Leitores
[Total: 2 Média: 4.5]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 2 Média: 4.5]