Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
Primeira Compra 01

Como fazer a sua primeira compra na bolsa de valores

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 5 MINUTOS

Neste tutorial vamos ensinar você a fazer sua primeira compra de ações na bolsa de valores, da abertura da conta à conclusão da ordem para a esta operação inicial.

1. Abrir a conta na corretora

Abrir sua conta na corretora é muito simples e rápido atualmente. Você nem precisa comparecer fisicamente numa sede ou em uma filial.

Não há taxa de abertura, nem a necessidade de um depósito inicial.

Por exemplo, na Equipe Trader/XP Investimentos, você entra na página de cadastro, preenche um formulário online com seus dados e pronto. O cadastro é digital, você não precisará enviar a cópia do seu documento, exceto em alguns casos específicos.

Você precisa ter uma conta corrente em um banco com o mesmo CPF que usará para investir. Isto é, a conta precisa estar em seu nome e não na do seu irmão, por exemplo.

Nunca é demais lembrar que você deve escolher uma corretora com os melhores serviços, profissionais e uma assessoria de investimentos que irá te ajudar em suas tomadas de decisão, mostrando os investimentos que se enquadrem em seu perfil de investidor.

Você já investe? Conheça a melhor solução, invista com quem entende!

BTN_CLIQUE

2. Transferir dinheiro para sua conta na corretora

Para fazer sua primeira compra na bolsa de valores, você precisa transferir dinheiro de sua conta corrente para sua conta da corretora.

Isso pode ser feito por TED ou por DOC, a partir de seu internet banking.

Mas, se o dinheiro vai para uma conta só, a da corretora, como é que eles sabem que aquele depósito é meu.

Através do TED, o seu dinheiro é diferenciado no campo “conta”, onde vai o número da sua conta na corretora. E, através do DOC, pela titularidade da conta de origem. Por isso e por sua segurança, não são aceitos depósitos de outra titularidade ou retiradas para contas de outra titularidade. Nenhuma corretora aceita depósitos em cheques ou em dinheiro ou em nome de terceiros.

A transferência via TED (acima de 5 mil) é automática e costuma compensar no mesmo dia do envio (se enviada dentro do expediente bancário). Geralmente, esse envio é concluído em 30 minutos, podendo levar até 4 horas ou mais dependendo da liberação do Banco. O DOC (menos de 5 mil normalmente), por sua vez, é compensado sempre no dia seguinte.

Se você ainda não se sentir seguro quanto a isso, não custa nada mandar uma mensagem para seu corretor. Se for uma corretora séria, terá um corretor atento a você.

E se eu precisar transferir o dinheiro para minha conta de volta?

Você pode solicitar o resgate pelo site, logando em sua conta. O resgate é feito no mesmo dia quando solicitado até as 15h, no caso da XP Investimentos. Após esse horário ficará agendado para o próximo dia útil. Não são aceitas transferências de outra titularidade e também não são enviados resgates para outra titularidade (mesmo se for parente ou cônjuge a corretora não permite). Qualquer coisa diferente disso, deve ser acertada previamente com a corretora.

Se, depois de sua primeira compra, você tiver vendido suas ações, esse dinheiro da venda estará disponível depois de três dias para transferência.

3. É agora. Você vai fazer sua primeira compra

Num passado não muito remoto, você faria sua primeira compra ligando para seu corretor, se identificando e informando que ação gostaria de comprar, a quantidade e os valores que disparariam a venda automática dos ativos, tanto em caso de lucro quanto em caso de prejuízo.

Hoje, você vai usar o home broker que, mal comparando devido à diferença de finalidades e quantidade de recursos, é uma espécie de “internet banking” da bolsa de valores.

Com ele você pode comprar, vender, estabelecer vendas e compras automáticas no caso de uma operação ter dado certo ou errado.

Você baixa e instala esse programa, acessa sua conta com seu login e senha em um computador conectado à internet. Com ajuda de seu analista ou agente autônomo, você escolherá um ativo e, através do home broker, vai fazer sua primeira compra. Veja nosso tutorial de como usar o Home Broker da XP clicando aqui.

Num primeiro momento, isso é tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Mas o melhor jeito de entender como funciona o home broker e compreender todos os seus recursos disponíveis é vendo estes vídeos, em que Hamilton Ribas, da Equipe Trader, explica como funciona o XP Pro, plataforma que os clientes da XP Investimentos usam para operar na bolsa. São vídeos longos, mas vale a pena, para o caso de você querer se aprofundar.

Você também pode ver um tutorial completo e bem explicado sobre o XP Pró em nossa página de tutoriais. Lá tem até um manual para você fazer o download! Clique aqui e confira!

Não se assuste se não entender algum termo. Temos um Glossário completo pra você! Clique aqui e confira!

Anote todas as suas dúvidas e participe dos nossos Estudos de Mercado ao Vivo para continuarmos ajudando você a investir melhor na bolsa de valores.

Conheça um curso gratuito sobre o mercado de ações que a Equipe Trader preparou para você!

BOTAO

Avaliação dos Leitores
[Total: 5 Média: 3.2]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 5 Média: 3.2]