Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
COMO FUNCIONAM OS PONTOS DO INDICE BOVESPA 01 02

Como funcionam os pontos do Índice Bovespa (Ibovespa)

timeTEMPO DE LEITURA + VÍDEO MENOS DE 10 MINUTOS

Todos os dias ouvimos no noticiário que o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, oscila tantos por cento, para cima ou para baixo. Ou que ele rompeu a barreira de tantos mil pontos ou caiu para o patamar de outros tantos mil pontos.

Por exemplo, no momento em que escrevo este texto, o Ibovespa está em 62.696 pontos.

Mas o que são esses pontos?

Na verdade, é mais simples do que parece.

O índice é uma espécie de simulação. Grosso modo, para formá-lo, há uma metodologia que escolhe as ações que representam 80% da movimentação e dos negócios da Bolsa de Valores de São Paulo.

Ou seja, ele é formado por ações com grande liquidez e de empresas de primeira linha. Essa gama de ações é atualizada de três em três meses, pois alguns papéis deixam de ter a liquidez necessária para participar.

Claro, entrar para o índice é motivo de comemoração para uma companhia: significa que seu papel nos negócios brasileiros e do mundo ganhou importância. Só esse fato, por vezes, é motivo para que os preços de suas ações subam.

Assim, hoje, o Ibovespa totaliza 58 ativos de 55 empresas. Mas esse número varia ao longo do tempo.

Além disso, a metodologia procura manter um balanceamento entre as áreas de atuação das empresas que formam o índice, incluindo diversos setores econômicos.

Há um cuidado também para obter um peso maior ou menor para cada papel, de maneira que o índice represente uma fotografia econômica mais próxima da realidade. Hoje, os cinco papeis de maior peso são as seguintes: ITAUUNIBANCO PN (10,594%), AMBEV S/A ON (8,588%), BRADESCO PN (7,955%), PETROBRAS PN (5,523%) e PETROBRAS ON (4,268%).

A partir dessas e das outras ações componentes é formada uma carteira teórica com seu valor em pontos (ou a moeda da época equivalente a 100 pontos). Então, se tivéssemos uma carteira de ações com aquelas que formam o Ibovespa desde 1963, teríamos hoje R$ 62.696.

Claro, nem todas as ações que formam o índice sobem sempre na mesma direção.

Talvez, um dia as ações da Petrobras subam enquanto as ações da Vale não. As outras dezenas de formadoras do índice, cada uma, também irão em direções diferentes e com diferentes intensidades.

No fim, o resultado dessa movimentação toda, nos dá o valor do Ibovespa atualizado a cada 30 segundos. Às vezes, você ouvirá no noticiário: “A empresa x puxou o índice para cima hoje”. Significa que, embora as outras empresas não tenham ido tão bem, um excelente desempenho de uma empresa de considerável liquidez e valor foi suficiente para fazer o Ibovespa subir.

Como o Ibovespa é formado por ações que desempenham um papel importante na economia – empresas com grande representatividade econômica e de diversos setores econômicos -, acaba sendo um termômetro para o desenvolvimento das finanças nacionais.

Se o Ibovespa sobe, a economia vai bem. Se o Ibovespa cai, a economia, provavelmente, vai mal como um todo e o clima é de pessimismo. Não só as grandes estarão investindo pouco, mas as pequenas e micro também estarão numa postura mais defensiva.

Mas atenção: nem sempre um Ibovespa em alta significa que você deva comprar uma ação que o compõe. Cada caso deve ser estudado individualmente.

Você pode se interessar também por este artigo que trata dos mini contratos vinculados ao índice Bovespa.

Também ilustramos para você não esquecer!

COMO FUNCIONAM OS PONTOS DO INDICE BOVESPA-04

Você também pode conferir este vídeo do Osney sobre o assunto!

https://www.youtube.com/watch?v=VjE9fuRByJA

Avaliação dos Leitores
[Total: 8 Média: 3]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 8 Média: 3]