Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
Blog Template 02

Crianças de férias? Aproveite e ensine finanças com livros infantis!

Férias! Nada como relaxar e ler um livro. Para si e para os filhos, se você os tiver. Entre uma ficção, uma aventura e outra, ainda há a possibilidade de se instruir ainda melhor sobre economia e finanças pessoais, aumentando a possibilidade de 2017 ser o ano em que você se aproxima ainda mais de sua independência financeira ou, melhor ainda, fixa suas raízes nela.

Para você, um bom e velho livro de não ficção deve ser mais que suficiente. Não poucas vezes, seus autores contam suas próprias histórias tornando os ensinamentos ainda mais atraentes e práticos, aplicáveis a sua própria vida.

Para as crianças, no entanto, o aspecto lúdico da literatura educativa é fundamental. Tem que haver histórias e ricas ilustrações atraentes. Aliás, livros para crianças, bem escritos, realizados e editados com qualidade, não poucas vezes atraem a atenção dos adultos também. Isso torna a atividade de ler para os filhos e interagir com eles, nesse momento, ainda mais prazerosa do que deve ser.

Vamos, assim, começar indicando alguns livros para ler com os seus pequenos, com destaque para os livros de Reinaldo Domingos e Álvaro Modernell, que se dedicam ao segmento voltado para crianças, expondo não só as finanças pessoais mas o que existe por trás delas, sem abdicar do afeto e do verdadeiro significado da vida:

Livros de Álvaro Modernell

Zequinha e a porquinha poupança, de Álvaro Modernell: Um menino que dedicou carinho e atenção à sua porquinha Poupança, e acabou ficando rico e famoso. O livro se propõe a despertar nos leitores, crianças de 4 a 10 anos, a importância de poupar e planejar o futuro.

O pé de meia mágico, de Álvaro Modernell: O livro mostra um paralelo entre a rotina de dois irmãos muito amigos, mas que pensam e agem de maneira diferente em relação a tudo, inclusive a dinheiro. A história mostra as vantagens de as crianças guardarem e cuidarem dos seus brinquedos e roupas, e estimula as crianças a separar uma pequena parte da mesada para realizar seus objetivos, auxiliando pais e professores a desenvolver junto às crianças o hábito da poupança.

O poço dos desejos, de Álvaro Modernell: Belinha descobre que no quintal de sua casa há um poço dos desejos. E descobre muito mais. Aprende com seus pais que seus desejos podem ser realizados também com paciência e perseverança, e percebe a importância do tempo para a formação de patrimônio e valorização de investimentos. A história resgata elementos de fábulas famosas para auxiliar na educação financeira de crianças e pré-adolescentes.

Quero ser rico, de Álvaro Modernell: faz uma abordagem destacando a existência de valores mais importantes do que o dinheiro para que o ser humano seja feliz. Amizade, família, sonhos são alguns desses valores abordados no livro. O autor Álvaro Modernell, produziu esta obra voltada para crianças ainda menores, do ensino infantil. Recomendado para introduzir e apoiar educação financeira em casa e nas escolas, no Ensino Infantil.

Livros de Reinaldo Domingos

O menino, o dinheiro e a formigarra, de Reinaldo Domingos: Por meio de uma história fantasiosa e envolvente, O menino, o dinheiro e a formigarra traz às crianças um importante aprendizado sobre a importância do equilíbrio em cada um, para que o mundo possa pulsar num movimento natural, alternando seus ciclos, e trazendo prosperidade, alegria e realização dos sonhos individuais e coletivos, materiais e não materiais.

O menino, o dinheiro e os três cofrinhos, de Reinaldo Domingos: história de um menino às voltas com os inusitados presentes que ganhou da mãe – três cofrinhos em formato de porquinhos. Inicialmente, o garoto não vislumbra sua importância, mas acaba por descobrir, com ajuda materna e também por seu próprio impulso, que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, se conseguir guardar ali parte de todas as moedas que passarem por suas mãos.

O Menino do dinheiro, de Reinaldo Domingos: O Menino do Dinheiro é um garotinho que mesmo muito pequenino sabe o que quer e aprende a real importância de guardar suas moedinhas a fim de realizar os próprios sonhos. O autor apresenta em uma narração recheada de lições a importância de poupar, de saber fazer escolhas, do apoio e dos ensinamentos da mãe, já que o leitor poderá acompanhar através das ilustrações o crescimento do Menino do dinheiro, o protagonista, que anualmente, vê seus gordos cofrinhos quebrados e à medida que, os anos vão se passando, fica mais exigente consigo e começa dar aulas, inclusive ao próprio pai.

Ter dinheiro não tem segredo, de Reinaldo Domingos: Voltado ao público jovem, este livro traz informações preciosas aos que estão dando os primeiros passos no âmbito da educação financeira. O objetivo é mostrar que ter dinheiro não tem segredo, desde que se saiba tomar as decisões certas, de preferência, desde a juventude.

Outros autores

A Cigarra e a Formiga, de Esopo: antiga fábula em que a formiga sobrevive ao inverno, pois fez provisões para o período de carestia e a cigarra morre porque só pensou em se divertir. Existem versões mais atualizadas em que a cigarra é acolhida pelas formigas e outras em que, inclusive, as formigas são gratas a ela por ter feito música para aliviar a dureza do trabalho, valorizando assim o fazer artístico. Um diferente viés está em A Formiga Emília e a Economia, de Mara Luquet. Nesta história, a formiga é uma pequena empresária e a cigarra, uma famosa cantora com muitos CDs gravados. A autora inspirou-se nas fábulas ‘A Cigarra e a Formiga’ e ‘A Galinha dos Ovos de Ouro’ para ensinar às crianças os fundamentos da economia e do mercado.

A Galinha dos Ovos de Ouro, de Esopo: nesta história, a principal lição é o risco. João troca a sua vaca por meros feijões supostamente mágicos, com a promessa de ter grandes ganhos com isso. No final, ele se dá bem, mas podia ter perdido tudo.

A Menina, o Cofrinho e a Vovó, de Cora Coralina: uma avó passa a ser empreendedora culinária e recorre a um empréstimo feito por sua neta a fim de comprar o equipamento necessário para ter sucesso financeiro.

A Bicicleta Voadora, de Jonas Ribeiro: quanto custa uma bicicleta voadora? E quanto custa uma bicicleta de verdade? De forma lírica, este livro questiona os valores da sociedade de consumo, o apelo para que crianças consumam sem nenhum critério e a necessidade de reforçar a educação financeira das crianças.

Como se fosse dinheiro, de Ruth Rocha: o leitor pode descobrir a diferença entre uma bala e uma moeda. E quando alguém não quiser dar o troco, vai saber que a coisa pode dar problemas. Afinal, ninguém sai comprando coisas por aí usando balas.

Pra que dinheiro? De Ziraldo: Ziraldo é um dos autores mais divertidos e originais do Brasil. Junim e a Turma do Menino Maluquinho se vêem às voltas com as dificuldades para administrar mesadas, despesas, cofrinhos e compras, pois o dinheiro nunca chega até o fim do mês. São sete histórias em quadrinhos e 6 curiosidades, em que o Junim descobre como surgiu a moeda e como era feita a venda de mercadorias antigamente, como são as notas e moedas brasileiras, os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os bancos e como fazer um orçamento doméstico. De uma maneira divertida, a turma toda aprende a usar e a poupar melhor o dinheiro.

Ganhei um dinheirinho: o que fazer com ele? De Cássia D’Aquino: Este livro pretende preparar as crianças para lidar com dinheiro, ensinar a administração de finanças e mostra como controlar os impulsos imediatistas, a lidar com a percepção de seus desejos e com os limites para a realização desses desejos.

Avaliação dos Leitores
[Total: 1 Média: 5]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 1 Média: 5]