Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
OFERTAS PUBLICAS VEJA COMO PARTICIPAR DESSE PROCESSO 01C

Ofertas públicas: veja como participar desse processo

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 2 MINUTOS

A oferta pública geralmente é associada à ideia de quando uma empresa vai abrir seu capital e, pela primeira vez, colocará ações para serem negociadas na Bolsa de Valores, constituindo uma oferta pública primária. Mas uma empresa que já está na bolsa de valores também pode querer colocar mais ações para serem negociadas na bolsa, constituindo, então, uma oferta pública secundária. Ofertas públicas também podem acontecer com debêntures e CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

Para participar de qualquer tipo de oferta pública, você deve fazer um pedido de reserva. As ofertas públicas são anunciadas com algum tempo de antecedência e seus detalhes estarão num prospecto bastante minucioso. Ao saber de uma que lhe interessa e ler atenciosamente o prospecto, entre em contato com sua corretora, por telefone ou mesmo por email. Você deve informar quanto capital irá investir dentro da faixa mínima e máxima informada no anúncio da oferta pública.

Durante o período de reserva acontece o processo de bookbuilding, que é quando o coordenador da oferta verifica a demanda pelo novo papel e, assim, define seu preço inicial no mercado primário ou no secundário. Dependendo também da demanda, será um rateio das reservas, determinando quantos papeis será possível distribuir para cada participante no primeiro momento. Cada oferta pública tem sua forma de definir esse rateio.

Você já investe? Conheça a melhor solução, invista com quem entende!

BTN_CLIQUE

Atenção: o pedido de reserva, uma vez feito, é irrevogável. Não é possível cancelar um pedido de reserva para uma oferta pública, salvo haja divergência entre o prospecto de anúncio da oferta pública e seu prospecto definitivo, configurando riscos não calculados. Nesse caso, o prospecto final determinará a possibilidade de desistência.

Alguns investidores mais experientes costumam participar de ofertas públicas, adquirindo os papeis e vendendo-os no mesmo dia, uma prática conhecida como flipagem e que alguns mecanismos têm tentado reduzir a frequência. Essa prática pode fazer com que, no futuro, seus adeptos sejam impedidos de participar de novas ofertas públicas.

 

Conheça um curso gratuito sobre o mercado de ações que a Equipe Trader preparou para você!

BOTAO

Avaliação dos Leitores
[Total: 0 Média: 0]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 0 Média: 0]