Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
POR QUE O METODO ICHIMOKU 01cc

Por que o Método Ichimoku?

Series de Posts: Treinamento Ichimoku

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 10 MINUTOS

O Método Ichimoku, também conhecido como Nuvens de Ichimoku ou Ichimoku Clouds, possui quatro principais vantagens em relação a outros para se operar na bolsa de valores: ele segue a tendência, ele aponta os suportes e resistências, denuncia o momentum – a força de um ativo – e, por último e mais importante, com simplicidade.

Basta um único olhar – e ichimoku significa isso, um único olhar – e o trader imediatamente se situa, podendo tomar uma decisão rapidamente.

O professor Eduardo Matsura, um dos mais experientes traders brasileiros, como qualquer profissional acostumado com a bolsa de valores, desconfia de novidades. Ele conheceu a fundo o Método Ichimoku em 2012, por insistência de um leitor de seu blog.

Claro, já o conhecia de antes, mas, como muitos que fazem um primeiro contato com essa metodologia japonesa, achou o gráfico cheio de elementos, complicado. “Muitas curvas, o pessoal falava até que era uma macarronada colorida”, diz ele.

Passados os primeiros momentos de estranheza e a superação da inexistência de literatura sobre o método no Brasil, Matsura percebeu que, a exemplo de outras experiências, a complicação era mero fruto de não estar acostumado com o Ichimoku.

“Quando comecei a ir mais a fundo no Ichimoku, percebi que ele era, no fundo, simples”, afirma. A partir daí, Matsura deixou de lado todos os outros indicadores que usava, pois o Ichimoku já tinha tudo aquilo que era fundamental para uma boa análise.

Essa simplicidade se manifesta pela presença simultânea, nessa metodologia, dos três principais fundamentos da análise técnica:

  • tendência
  • suporte e resistência
  • momentum

Além disso, o Ichimoku se adaptou bem ao uso do estudo de candlesticks, que o professor Matsura usa até hoje.

Equilíbrio e desequilíbrio

As melhores oportunidades de fazer trades na bolsa de valores são nos momentos de desequilíbrio, seja para cima ou para baixo.

Um dos pontos altos do Ichimoku é apontar com um rápido olhar se um ativo está num desses momentos. Duas das médias do método formam uma nuvem que mostra com clareza quando os preços ou pontuações estão próprios para a compra ou para a venda. Acima da nuvem, o trader espera uma oportunidade de compra. Abaixo, de venda. Na nuvem, é o momento de não fazer nada, aguardar.

“Embora haja nuances e a gente não deva seguir cegamente essa regra, o que me cativou no método foi isso: a forma simples de observar o gráfico e essa área de equilíbrio do preço”, diz Matsura. “Mas é no desequilíbrio que estão as oportunidades.”

Quer aprender a utilizar o Método Ichimoku com Eduardo Matsura, Osney Cola e Hamilton Ribas?

 Então clique aqui!

 

Avaliação dos Leitores
[Total: 11 Média: 3.9]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 11 Média: 3.9]