Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
Blog Ichimoku2 Blog

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NO APRENDIZADO?

Series de Posts: Treinamento Ichimoku

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 6 MINUTOS

Um dos pontos altos do Treinamento Ichimoku Trader é a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor Eduardo Matsura, baseada em conceitos orientais e com ferramentas, como o simulador de pregões, voltado para acelerar esse aprendizado.

A cultural ocidental, de certo modo, dá muita ênfase ao espetacular, à inovação e à criatividade. Os japoneses também valorizam todas essas coisas, mas dá uma grande ênfase ao cotidiano, aquilo que se repete todos os dias ao longo dos anos. E esse comportamento acaba passando para a área de educação. Por exemplo, o método Kumon que é usado para matemática, mas também para idiomas e outras áreas do conhecimento.

Como funciona: o aluno ou aprendiz repete atividades de um mesmo nível até que elas sejam praticamente automatizadas. Ao ficar proficiente nesse nível, ele passa ao nível seguinte, com algumas novas dificuldades. E volta à repetição até automatizar a solução dos problemas e poder passar à fase seguinte.

Enquanto a cultura ocidental pode achar essa metodologia monótona, os japoneses a encaram naturalmente. Então, para essa cultura, é natural, em determinado horário, repetir quinze ou trinta minutos de uma atividade que se deseja aprender. Repetição, repetição, repetição, com disciplina, constância e resiliência. O resultado do progresso nesse sistema não se vê imediatamente, mas num crescimento que de um dia para o outro é imperceptível, mas que na soma dos dias, depois de semanas, meses e até anos se torna gigantesco.

Por exemplo, a arte japonesa do arco e flecha exige uma série de movimentos precisos que devem ser repetidos diariamente, diversas vezes, até que se progrida mais e mais em seu desenvolvimento. Enquanto no ocidente essa prática não é tão popular e fica difícil entender porque aqueles movimentos são necessários, no Japão tudo é encarado com naturalidade e a arte do arco e flecha é bem popular. A ideia é que chegue um momento em que o praticante nem perceba o arco, a força, a flecha ou o alvo, transcendendo todos esses elementos e atingindo a perfeição da prática.

Para o professor Eduardo Matsura, especialista na metodologia de trade Ichimoku Clouds, esta é uma das melhores formas para entender os gráficos também. “Se você praticar diariamente, vai chegar um momento em que você vai bater o olho e automaticamente vai saber a hora de vender ou comprar ou não fazer nada”, diz Matsura. “Você não precisa ‘pensar’ mais. Porque pensar pode ser problemático, principalmente no day trade. O trader fica: tem isso a favor, mas tem isso contra. Claro que, no início, a gente vai ter essas dúvidas. Depois de um tempo, depois de todo esse treino, intuitivamente você sabe o que deve fazer.”

A intuição, nesse caso, é interpretada como um veículo de consciência mais rápido que o pensamento (não confundir intuição com o senso comum que muitas vezes faz o trader perder dinheiro, indo na contramão do mercado). Muitas vezes o especialista age da maneira correta e não sabe por que agiu da maneira correta, apenas fez: isso é intuição, fruto da repetição e da experiência.

Pra isso funcionar, no entanto, você precisa ser perseverante. Você precisa ser paciente. A natureza humana acaba gerando ansiedade nesse processo. A bolsa de valores impõe o desafio de saber lidar com esse viés humano, superando a falta de paciência.

Para isso acontecer, o professor Matsura desenvolveu um simulador com pregões reais a fim de que o aluno possa treinar com a bolsa de valores fechada, à noite e nos fins de semana. Uma das vantagens do simulador é que o pregão inteiro pode ser simulado em apenas alguns minutos, dando a oportunidade de repetir as técnicas aprendidas várias vezes em gráficos reais, que aconteceram de verdade. Uma das principais coisas é aprender a distinguir entre o sinal falso e o sinal verdadeiro, perfeitamente assimilável através da repetição. Não de forma perfeita, mas com mais frequência de acertos, frequência suficiente para ganhar dinheiro.

E para você? Acredita que treinar pode ser útil para o treinamento? Deixe seu comentário e sua opinião sobre o assunto.

Avaliação dos Leitores
[Total: 6 Média: 3.2]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 6 Média: 3.2]