Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
QUAL A INFLUENCIA DA TAXA SELIC NA BOLSA DE VALORES1 01

Qual a influência da taxa Selic na bolsa de valores?

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 8 MINUTOS

A taxa Selic (a sigla vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa de juros para empréstimos entre bancos que duram apenas um dia (operações chamadas de “overnight”).

A garantia desses juros são títulos públicos. Como essa taxa é mínima por se tratarem de juros para apenas uma noite, convencionou-se por se referir a ela pelo seu total anual. Embora a taxa diária varie sempre, a taxa anual fica muito próxima da definida como meta pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (Copom), em reuniões a cada 45 dias e, no momento em que estou escrevendo, ela está em pouco mais de 14% ao ano.

Por que os bancos precisam fazer empréstimos uns entre os outros? Porque, por algum motivo, alguns tiveram mais saques que depósitos e outros tiveram mais depósitos que saques. Para compensar essa diferença, os valores vão de uma instituição para a outra e o preço desse empréstimo é a taxa Selic.

Qualquer outro empréstimo que um banco faça a uma terceira parte será a um juro superior. Essa diferença entre a taxa Selic e os juros dos financiamentos concedidos pelos bancos é chamado de spread bancário. No Brasil, o spread bancário é um dos mais altos do mundo e cerca de um terço dele constitui lucro.

Assim, se a taxa Selic está alta, os juros de empréstimos e financiamento de qualquer espécie estarão maiores. Quanto maior a taxa Selic maior o “preço do dinheiro”. Se o dinheiro está “mais caro” fica mais difícil investir, as empresas crescem menos, produzem menos e a população consome menos.

Dito isso, fica fácil entender que as ações de uma empresa do setor produtivo, industrial ou de varejo de qualquer área de atuação tendam a se desvalorizar.

Por outro lado, uma taxa Selic mais alta pode fazer com que as ações dos bancos e de outras empresas do setor financeiro se valorizem.

A taxa Selic alta também torna mais atrativos investimentos mais conservadores, como os de renda fixa: fundos de investimento com essa característica ou os próprios títulos públicos.

Uma taxa Selic mais baixa, por outro lado, torna investimentos de renda fixa menos atrativos, mesmo com toda a sua segurança.

Ao mesmo tempo, o “preço do dinheiro” fica mais baixo com uma taxa Selic menor: os bancos podem cobrar juros menores em seus financiamentos. A indústria pode investir mais, a população pode comprar mais e a economia cresce.

Você já investe? Conheça a melhor solução, invista com quem entende!

BTN_CLIQUE

É interessante como a taxa Selic é um número estratégico: se ela for reduzida pelo governo indiscriminadamente, pode ser que a capacidade de endividamento e consumo da população aumente antes mesmo de a indústria ter possibilidade de investir no aumento da produção para atender a demanda. Assim, se a procura é maior que a oferta do mercado, os preços sobem, desencadeando a inflação.

 

Conheça um curso gratuito sobre o mercado de ações que a Equipe Trader preparou para você!

BOTAO

Avaliação dos Leitores
[Total: 4 Média: 3.3]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 4 Média: 3.3]