Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
QUER FUGIR DO IMPOSTO DE RENDA 01cc

QUER FUGIR DO IMPOSTO DE RENDA? CONFIRA ESSAS OPÇÕES DE INVESTIMENTO E ESCAPE DO LEÃO

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 6 MINUTOS

Escolher um investimento pela incidência ou não de Imposto de Renda é um excelente critério. Mas você precisa saber se a isenção, comparada com os rendimentos e a liquidez de outras aplicações, é realmente uma vantagem. Tudo depende do rendimento individual de cada investimento, das suas necessidades pessoais como investidor e de seu perfil.

O melhor exemplo deste dilema é a caderneta de poupança que, mesmo não tendo cobrança de imposto de renda, perde feio para outras aplicações tão ou mais seguras, como os Títulos Públicos, sobre os quais incide a taxa.

Antes de tudo, no entanto, você precisa conhecer os investimentos mais populares em que não temos a incidência do Imposto de Renda: LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito Agrícola)CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e Debêntures de Infraestrutura.

LCI e LCA

Como o nome explica, respectivamente, eles são lastreados por créditos imobiliários e agrícolas: isto é os recursos captados por esse investimento vão financiar o negócio das construtoras e da agricultura.

Do seu ponto de vista de investidor, o seu dinheiro será remunerado por uma porcentagem do CDI, o Certificado de Depósito Bancário, título negociado exclusivamente entre instituições bancárias. Atualmente, o CDI está em pouco mais de 14% ao ano.

O LCI e o LCA, apesar de não terem incidência do Imposto de Renda, pagam uma porcentagem do CDI que vai de 85 a 97%, que vai variar por conta da instituição emissora, do prazo do investimento e se o LCI ou LCA permitirão saques. Quanto mais tempo e menos liquidez maior a porcentagem.

Instituições de médio porte tendem a oferecer porcentagens maiores também, para serem mais competitivas. Quanto ao risco de se investir através de um banco de menor porte, valores até R$ 250 mil serão assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito.

CRI e CRA

Enquanto o LCI e o LCA podem ser emitidos por bancos comerciais, múltiplos e de investimento, além de sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo e companhias hipotecárias, o CRI e o CRA só podem ser emitidos por empresas securitizadoras.

O CRI e o CRA são lastreados ao pagamento efetivo, isto é, pagamentos feitos de fato dos recebíveis. A remuneração desta aplicação isenta do imposto de renda é variada: índice de preços,TJLP, Selic e outras maneiras com a vantagem de possuir pagamentos de juros e amortizações que podem ser mensais, semestrais ou anuais.

Debêntures de Infraestrutura

As empresas envolvidas na infraestrutura do País fazem captação de recursos para investir  na obra a ser desenvolvida emitindo debêntures de infraestrutura. Quando você adquire esse tipo de debênture você está, nada mais, nada menos, emprestando dinheiro para a empresa e, por isso, receberá ao fim de um prazo um valor combinado na aquisição desse papel.

O que levar em conta na hora de escolher a incidência ou não do Imposto de Renda

Considere a opção do LCI e do LCA, neste exemplo. Vamos tomar hipoteticamente e com valores que facilitem as contas e o entendimento, um LCI que, durante seis meses, sem direito a resgate (isto é, sem liquidez), pagará 75% do CDI. Se considerarmos o CDI em 14% ao ano, esse investimento pagará 5,25% durante esses seis meses.

Agora, tome hipoteticamente um CDB que paga 117% do CDI. O rendimento será de 8,19% nos mesmos seis meses. Com a incidência do imposto de renda que, na tabela regressiva, para esse prazo é de 22,5%, ainda assim, teremos um rendimento líquido de 6,35%: superior ao exemplo do LCI e com mais liquidez.

Fale com seu Agente Autônomo, acompanhe nossos VFIs e Estudos de Mercado ou mande suas dúvidas para nossa equipe de especialistas!

Avaliação dos Leitores
[Total: 4 Média: 4.3]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 4 Média: 4.3]