Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
Padrao Honorio 01C

Robô de investimento é para iniciante na bolsa de valores?

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 10 MINUTOS

 

Iniciante na bolsa de valores pode utilizar robôs de investimento?

Imagine um programa de computador que, observando a movimentação dos preços de um ativo ao longo do tempo, é capaz de, sozinho, sem interferência humana, determinar a hora de comprá-lo ou vendê-lo.

Isso já existe. São os robôs de investimento.

Agora você deve estar pensando que isso não é para você.

Somente grandes investidores devem ter acesso a tal tecnologia.

Não. Qualquer pessoa com uma conta em corretora de valores pode usar um robô de investimento ou até mais de um simultaneamente. A partir de R$ 1.000 em conta já é possível. Diversos deles são gratuitos, alguns têm mensalidade, mas a grande maioria é bastante acessível, até mesmo ao iniciante na bolsa.

A principal vantagem de um robô de investimento é excluir o fator emocional da tomada de decisões, a principal dificuldade de um iniciante. Mas é preciso saber algumas coisas a respeito de robôs de investimento antes de decidir pelo seu uso.

O que os robôs de investimento fazem?

Basicamente, esses programas se norteiam por setups e estudos da bolsa de valores da análise técnica, método que estuda os gráficos formados pela movimentação preços dos ativos ao longo do tempo. (Não sabe o que é análise técnica? Temos um e-book e também um curso gratuito sobre o tema!)

Quando determinadas condições são atingidas, eles entram na operação, em uma posição comprada ou vendida, conforme o caso. Quando, depois disso, alguma outra condição é atingida ou, então, quando se atinge o stop loss (prejuízo máximo previamente programado) ou o take profit (lucro máximo previamente programado) eles encerram a operação.

Um exemplo bem básico: existem robôs que trabalham com o setup das três médias, uma lenta (de 200 períodos, por exemplo), uma intermediária (de 27 períodos) e uma rápida, de 5 períodos. Quando a média intermediária cruzar a média lenta de baixo para cima, o robô efetua a compra do ativo na quantidade determinada anteriormente pelo investidor. Quando a média rápida cruza a intermediária de cima para baixo, a operação é encerrada. Mas este é somente um exemplo. Existe uma infinidade de robôs, usando outros setups de análise técnica, mais ou menos complexos. Alguns deles bem mais interessantes e eficientes que este!

 

O que eu preciso fazer para usar um robô investidor?

Para que as operações aconteçam, você não precisa fazer nada. A única coisa necessária é que o robô esteja rodando em um gráfico de um programa de negociação específico para o suporte de robôs de investimento. Atualmente o mais popular programa para usar os robôs é o Meta Trader, geralmente fornecido gratuitamente por sua corretora.

Mais uma vez, a grande vantagem dos robôs: trata-se de estratégia pura e matemática, sem emoções envolvidas. Você pode interferir se quiser? Sim, você manda. Você pode interromper uma operação manualmente, mas não é essa a ideia.

Muitos investidores deixam esse programa funcionando em um computador remoto, na nuvem, para garantir que ele não seja desligado. É um tipo de configuração que pode parecer coisa do além, mas é relativamente simples, também acessível ao investidor iniciante na bolsa. Alguns usam o serviço disponível na Amazon. Atualmente, a Equipe Trader Análise tem seu próprio serviço de processamento em nuvem, ainda mais fácil de configurar.

Então é só ligar e deixar rolar?

Aí vem o pulo do gato.

Cada robô precisa de uma série de parâmetros. Se você usar qualquer um ou usar parâmetros aleatórios, é bem provável que o resultado seja desastroso. Por exemplo, o robô que usa as médias. Não são quaisquer médias que produzirão negócios lucrativos. Em primeiro lugar, não espere que todos os negócios realizados por um robô sejam positivos. Isso não existe. Nem para robôs e nem para o melhor dos trades no mundo. A única forma de acertar sempre na bolsa é saber o futuro. E, até prova em contrário, ninguém sabe. Ninguém.

Você vai precisar descobrir quais são os melhores parâmetros. No exemplo que usei, as melhores médias para que o robô encontre exatamente o início de uma alta, para a entrada, e o seu fim, para a saída. Considerando que nunca haverá 100% de acerto, a ideia é conseguir uma combinação que proporcione mais acertos que erros e, se isso não for possível, uma em que o lucro dos acertos combinados seja maior que o prejuízo dos erros combinados.

 

Você já investe? Conheça a melhor solução, invista com quem entende!

BTN_CLIQUE

Ok, sou iniciante na bolsa e quero usar um robô para investir. Preciso do quê?

Em primeiro lugar, você vai precisar saber o básico de análise técnica para entender o que está fazendo. (Baixe nosso e-book)

Então, se a pergunta é: um iniciante na bolsa de valores pode usar robôs de investimento? A resposta é sim!

Mas é bom que ele saiba o básico de análise técnica: o que são indicadores, médias, estudos, suportes, resistências e o comportamento dos preços sob as diversas óticas oferecidas por essas metodologias.

Escolhido então o robô que você quer usar, você precisa determinar os parâmetros. Os robôs permitem muitas opções: hora de começar a operar, hora de encerrar entradas e operações, se ele vai operar na compra e na venda ou apenas em uma ou outra, o tamanho do seu stop loss (quanto é aceitável perder em uma única operação), o tamanho do seu take profit (limitando a ganância dentro do razoável), quando é aceitável perder ou ganhar em um só dia e muitas outras coisas.

Cada uma dessas variáveis vai influenciar nos seus resultados. Para descobrir quais são as melhores variáveis o próprio Meta Trader oferece uma opção de otimização que ajuda a descobri-las. É possível fazer milhares de testes usando pregões passados e verificar quais são as opções mais lucrativas.

Agora, resultados em pregões passados são garantia de lucros futuros? Não! Mas estatisticamente, as possibilidades melhoram significativamente.

 

E se eu ainda estiver aprendendo?

Na Equipe Trader, existe um especialista em robôs que a toda semana entrega parâmetros otimizados para os robôs. Então, mesmo que você ainda esteja engatinhando na análise técnica, pode ter acesso a um setup com melhores possibilidades de lucro. Além disso, há um grupo no Facebook e no WhatsApp para tirar dúvidas e encontrar os melhores robôs e parâmetros.

Atualmente, um dos mais usados pelos clientes da Equipe Trader se baseia na metodologia Ichimoku kinko hyo, um estudo criado no Japão, que tem excelentes resultados para determinar entradas e saídas das operações. Mas há suporte para qualquer outro robô que o cliente queira usar, entre gratuitos e pagos.

Se você perdeu a 1ª Turma do curso Ichimoku Trader. Inscreva-se para receber as novidades sobre a próxima turma!

Os robôs podem ser usados em qualquer periodicidade, em princípio, mas têm sido preferidos pelos day traders (investidores que fazem operações em um único dia, não ficando com os ativos em carteira de um dia para o outro).

Outro mercado em que os robôs parecem ter se adaptado bem é o de contratos e minicontratos, provavelmente pela possibilidade de se operar com margem (o investidor pode operar um contrato tendo na sua conta da corretora um valor muito inferior ao valor real do contrato).

Afinal, robôs são para iniciantes na bolsa?

O mais importante: que o investidor, iniciante ou não, esteja ciente dos riscos do mercado de renda variável. Mais do que os valores envolvidos (que nunca devem ser o total das economias do investidor) e conhecimento, esse é o fator mais importante. Não existem métodos infalíveis na bolsa de valores.

Conheça um curso gratuito sobre o mercado de ações que a Equipe Trader preparou para você!

BOTAO

Avaliação dos Leitores
[Total: 16 Média: 2.7]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 16 Média: 2.7]