Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
SEU BANCO QUER TE ENGANAR FUJA DOS TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO 01ccc

SEU BANCO QUER TE ENGANAR: FUJA DOS TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO!

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 6 MINUTOS

Se existe uma invenção perversa dos bancos, essa invenção são os títulos de capitalização. Trata-se de um produto que essas empresas travestem de investimento, mas que são nada mais nada menos que um jogo.

E até pior. Se você joga de R$ 3,50 na Mega Sena e perde, tudo bem: você sabia que era um jogo e é apenas esse dinheiro. E acaba aí.

Já o título de capitalização pede que você estacione uma quantia bem maior de dinheiro, durante um tempo infinitamente maior.

E pagando um valor muito maior do que pagaria ao fazer qualquer jogo oferecido pela Caixa Econômica Federal: o poder de compra dessa grana que fica estacionada, pois a rentabilidade oferecida pelo título de capitalização é inferior até mesmo à da caderneta de poupança, que já não é grande coisa.

Tudo em troca do quê? Em troca de ser sorteado, geralmente através de um número associado à Loteria Federal.

Se isso não é jogo, não sei o que é.

Se você tem conta em um banco, é inevitável, em algum momento o telemarketing vai ligar para você e oferecer um título de capitalização. Até mesmo o seu gerente, que deveria ajudar você, vai tentar te vender um título destes! Acontece que ele é um vendedor de produtos do banco e tem metas de venda a serem batidas. Se você não tomar cuidado, só porque ele o ajudou em outras ocasiões, vai se sentir compelido em adquirir um jogo desses.

Então, mantenha a atenção:

  1. Títulos de capitalização não são investimento. Sequer são poupança programada, aquela que obriga você a guardar dinheiro. Poupanças devem ao menos garantir o poder de compra de seu dinheiro. O título de capitalização, no máximo, vai corrigir seu dinheiro de maneira ínfima e insuficiente. A única forma de renderem algum retorno considerável é se você for sorteado: portanto são títulos de capitalização são jogos.
  2. O rendimento máximo está abaixo da poupança, que hoje é insuficiente. De um modo geral, “economizar” com um título de capitalização equivale a deixar o dinheiro embaixo do colchão. Ao final do período, quando o dinheiro será devolvido pra você, o valor será o mesmo. Mas a inflação no período, no entanto, já fez com que esse valor perdesse seu poder de compra.
  3. Os títulos de capitalização são um falso “investimento”. A correção obtida com este tipo de aplicação, caso seja superior ao valor investido, ainda sofre incidência de Imposto de renda. O mesmo se dá no caso de sorteio.
  4. A política de liquidez é ridícula. Você está fazendo um favor ao banco oferecendo recursos para ele emprestar a taxas infinitamente maiores para outros clientes. O banco irá te remunerar uma correção absurdamente pequena por esse favor. E, se precisar do dinheiro antes do tempo, ainda é punido, recebendo menos do que depositou. É absurdo.
  5. Não bastasse isso, se você deixar de pagar algumas mensalidades, não participa dos sorteios. Como mencionado: o banco está tomando emprestado seu dinheiro a uma taxa abaixo do mercado para que ele possa oferecer este recurso em empréstimos e financiamentos a taxas muito, muito, mas muito maiores para outras pessoas. Apenas o ato de descrever como funcionam os títulos de capitalização, parece com o ato de descrever o funcionamento de uma quadrilha.
  6. Até a poupança é melhor. Mas há produtos muito superiores como LCAs, LCIs, CRAs, CRIs, CDBs, Títulos Públicos e muitos outros. Você não é sorteado em nada, mas o mais certo é que no título de capitalização, embora haja uma chance estatística, você também não será.
  7. Quer jogar? Vá para a Mega Sena. Pelo menos você perde o dinheiro instantaneamente (não precisa ficar esperando um ou dois anos),  o valor é menor, você não empata o capital e, se ganhar, será uma grande bolada.
  8. Não conte apenas com a sorte. Se prefere não deixar a sorte encarregada do seu futuro, faça como a maioria das pessoas que enriqueceram: trabalhe com sabedoria, planeje-se e faça investimentos sensatos.
Avaliação dos Leitores
[Total: 4 Média: 4.5]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 4 Média: 4.5]