Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
Sobre Falir Em 6 Meses, Largar Meu Emprego E Viver De Mecado

Sobre falir em 6 meses, largar meu emprego e viver de mercado: a jornada de um Trader

Esse não é um artigo apenas para contar minha história. É muito mais valioso que isso. Ele dará lições fundamentais para você que deseja ter sucesso no Mercado de Ações.

Esse é um texto que darei para meu filho ler antes dele entrar no mercado (se ele decidir por isso), pois sei que irá protegê-lo de riscos desnecessários.

Sabemos que a maioria dos Traders perdem. Então te pergunto: você quer estar de qual lado? Se sua resposta foi “da minoria que ganha“, então aja como a minoria.

Ao final desse texto você terá algumas lições do que se deve fazer para ter lucro no mercado de ações.

 

ANTES DA BOLSA

Filho, agora é a sua vez de cuidar da herança que teu pai deixou…

Meu pai faleceu em 1989 e deixou uma pequena herança que somava 320 mil reais em casas de aluguel.

Cresci vendo minha mãe administrando essas casas, tendo problemas com inquilinos, se preocupando com reformas e recebendo pouco por isso.

Em 2007 essa responsabilidade passou a ser minha. As casas estavam precisando de reformas e eu não sabia nem por onde começar.

O trabalho era muito e eu não estava nem um pouco empolgado com a ideia de lucrar somente os famosos 0,5% que os alugueis residenciais nos rendiam. Foi minha primeira busca por investimentos.

Nessa época eu vivia uma vida comum, como a de qualquer outro jovem da minha época. Tinha 22 anos e trabalhava em uma grande empresa que prestava serviços para operadoras de telefonia.

Não tinha tempo para aprender sobre investimentos. Meu tempo era usado para trabalhar, estudar e cuidar das casas. Todos os dias chegava em casa cansado. Sabia que precisava sair do lugar comum, mas não tinha disposição para dar o primeiro passo.

Há uma grande diferença entre existir e viver. Uma cadeira existe. Ela sempre será aquilo. Nós Homens, precisamos viver e viver bem.

Infelizmente eu só vivia no domingo. O trabalho de segunda a sábado me consumia e me levava a existir dia pós dia.

Em uma terça-feira, ao chegar do trabalho, sentei na mesa para jantar e fiquei pensando em como seria minha vida se eu não precisasse levar aquela vida tão corrida.

Eu já sonhava que um dia teria minha própria família e a ideia de não ter tempo para meus filhos me corroía por dentro. Só de pensar em não participar do crescimento deles meu olho enchia de lágrima.

Foi nessa terça-feira que conversei com minha mãe e minhas duas irmãs (que também eram donas das casas) e decidimos empreender o dinheiro em algo que rendesse mais. Foi aí que tudo começou!

ENTRANDO NA BOLSA

Fui buscar formas de aplicar aquele dinheiro. Agora eu me via com dinheiro guardado, mas não sabia o que fazer com ele.

Um amigo, que sabia da minha situação, me falou sobre a Bolsa e me levou para conhecer seu computador.

À primeira vista parecia impossível. Mentalmente criei um bloqueio.

“Isso não dá certo!”
“Isso é complicado demais para mim”.
“Não sou da área financeira e não tenho tempo. Isso não vai dar certo!”

Essas frases soavam o tempo todo em minha mente.

Após duas semanas relutando comigo mesmo, meu amigo me disse uma frase que lembro até hoje:

“O não você já tem!”

Eureka! Aquela frase ecoou meus pensamentos. Se eu não entrasse no mercado, nunca teria sucesso. Ficaria sempre achando que o Mercado não é para mim.

Foi então que decidi tentar.

O problema é que naquela época a Bolsa era muito menos popular que hoje. Não haviam muitas informações. Para você ter uma ideia, poucas Corretoras ofereciam Home Broker. Tudo envolvia muito custo! Era muito difícil!

Para piorar, aqui em Londrina, cidade que moro até hoje, não havia muitas informações (hoje a Equipe Trader mudou isso e os londrinenses podem ser muito bem atendidos por nós). Tudo era novidade e não havia suporte que pudesse me atender.

Eu estava sozinho, no ambiente de maior concorrência que eu conheço. A Bolsa!

Aprendi pouca coisa com meu amigo mas já me sentia o Charles Dow da Bolsa (pai da Análise Técnica).

Era empolgante a ideia de ganhar dinheiro sem estar preso a um lugar fixo ou ter que pegar transito todos os dias até o trabalho. Eu enchia a boca para falar que agora o meu dinheiro estava trabalhando para mim.

Tenha acesso ao melhor curso de introdução ao Mercado de Ações.
Gratuito.

INICIANDO MINHAS OPERAÇÕES

Entrei de cabeça! Iniciei minhas operações. Comecei comprando algumas ações da Petrobrás, CSN, Vale e outras (como muitos até hoje fazem).

Consigo me lembrar o sentimento que tinha. Lembro que meu corpo ia trabalhar, mas meus pensamentos ficavam fixados em minhas ações.

O problema que eu ainda não tinha visto, é que a Bolsa, assim como qualquer outro mercado de trabalho, tem concorrência e só pessoas preparadas crescem.

Não demorou muito para que eu começasse a ter meus primeiros prejuízos. O problema maior, naquele momento, é que eu realmente acreditava que sabia o que estava fazendo.

Mesmo sem ter um método, sem conhecer sobre análise técnica, sem utilizar stop e sem ter preparado meu psicológico, decidi que era hora de largar meu emprego e viver de Bolsa.

Dei um grande passo e teria sido excelente se esse passo fosse sustentado por conhecimento e resultados consistentes. O meu erro foi não ter conhecimento, e o que seria um grande passo foi na verdade um grande tropeço.

Cometi muitos erros. Acreditava (apoiado por um histórico de alta da Bolsa) que todos os papéis subiam. Que Bolsa de Valores era só comprar, esperar que sempre daria lucro.

Todos os dias acordava cedo, tomava um banho e sentava na frente do computador. Olhava o mercado e sempre que achava que estava na hora certa, comprava.

O problema é que parecia que havia alguém me filmando. Toda vez que eu comprava o mercado despencava. Você já sentiu isso? Uma raiva, misturada com medo e somada a esperança que o papel pudesse voltar a subir tomava conta de mim. Por vezes, suava frio!

Se você já está no mercado sabe do que eu estou falando. Assim como um jogo eu não sabia a hora de parar. Via o papel cair, cair e cair. Ficava acreditando que o mesmo iria voltar a subir, mas isso nunca acontecia.

Não durei muito no mercado operando assim. Em 6 meses, havia perdido 70% de todo o meu capital. Pior que isso, perdi também o da minha mãe e das minhas irmãs.

Elas tinham confiado em mim para operar o dinheiro delas e agora estava tudo perdido.

Você consegue imaginar meu sofrimento? Lembro que tive que mostrar para elas minhas boletas. Foi terrível!

Se coloque no meu lugar. Você perdendo o dinheiro da herança do seu pai. Algo conquistado com tanto esforço e trabalho, de repente indo para o ralo. Não quero sentir isso nunca mais!

E sabe o que é pior? Eu tinha tão pouco conhecimento, que esse prejuízo não serviu nem mesmo para que eu ganhasse experiência.

DANDO A VOLTA POR CIMA

Parecia que não poderia ficar pior, mas pasmem, veio então a crise de 2008. Sabia que precisava mudar minha forma de operar e tinha convicção de que conseguiria alcançar meus objetivos.

Mas como iria devolver o dinheiro da minha família? Naquele momento, optar por qualquer outro investimento convencional levaria décadas para recuperar o que havia sido perdido.

Foi então que fiz 3 coisas que mudaram minha vida e me fizeram chegar onde estou hoje.

PRIMEIRA COISA

A primeira atitude que tomei foi parar de operar. Só assim, consegui colocar a cabeça no lugar e me concentrar nos meus erros e o que deveria fazer.

Fiz um levantamento de tudo que estava errado em minhas atitudes como Trader. Pode acreditar, a lista foi gigantesca. Talvez se você fizer isso, verá que a sua também está. Se sim, bem-vindo ao clube, todos nós erramos no começo. Principalmente se não temos um mentor para nos auxiliar.

Pisar no freio e parar foi a melhor decisão que eu tomei naquele momento.

SEGUNDA COISA

Foi então que organizei minhas ideias e vi que não tinha outro caminho a não ser aprender. Pessoas aprendem a pilotar avião e a fazer cirurgias. No mundo todo, constantemente alguém está aprendendo alguma coisa. Eu precisava aprender a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Estudei muito. Investi tempo e dinheiro. Viajei, comprei livros, fui atrás de cursos caríssimos (pois na época não havia nada na internet). Passei o primeiro semestre de 2008 inteiro estudando e me capacitando.

TERCEIRA COISA

No segundo semestre de 2008 me senti preparado para voltar ao mercado. A satisfação de sentar novamente na frente do meu computador é indescritível. Agora eu sabia que estava entrando no mercado com uma nova postura.

Acordava cedo, tomava um bom banho, sentava na mesa e tomava um café da manhã reforçado, assistia os jornais e só então ia para o meu computador. Me comportava como um atleta indo para uma competição.

“Não é para menos. O mercado está aí para todos, mas nossa atitude perante ele faz toda a diferença.”

Já nos meus primeiros dias de mercado via os gráficos despencarem. Estávamos em plena crise do subprime. Era o cenário ideal para eu terminar de falir. Mas não, dessa vez eu estava preparado.

Durante meus estudos, aprendi a ganhar com o mercado em queda. Esse conhecimento me fez surfar as grandes ondas de baixa que o mercado fazia.

Recuperei boa parte do meu dinheiro ainda naquele ano. Lembro que nas festividades de final de ano estava muito confiante, feliz e com minha conta subindo. Isso me deixou ainda mais empolgado para 2009.

Guarde esta frase: sorte é o encontro do preparo com a oportunidade.

Sendo assim, em 2009 tive muita “sorte”!

Se você olhar o gráfico verá que o mercado subiu muito. Agora eu me via surfando as grande altas. Comprava na hora certa. Vendia na hora certa. Sabia as melhores ações para comprar. Foi em 2009 que recuperei de fato todo o meu patrimônio e pude pagar minhas irmãs e minha mãe. Foi glorioso! Consegue imaginar o peso que estava saindo das minhas costas?

Me via aliviado, feliz e confiante. As coisas finalmente estavam dando certo. Meu maior objetivo era quitar minha dívida com elas e alcancei esse objetivo através do mercado. Consigo lembrar do dia em que fui ao banco e fiz a transferência para a conta delas. Foi incrível!

“Posso dizer que saí do fundo de um poço. Não foi fácil, mas a recompensa foi extremamente satisfatória. Tirar o seu sustento do mercado e ter qualidade de vida não tem preço. Agora sim, me via do lado da minoria. Do lado dos ganhadores.”

COMO MINHA VIDA DE PROFESSOR NASCEU

Todo Trader que se prese, deve anotar todas as suas movimentações. Você irá fazer isso através de planilhas e cadernos. Na época eu utilizava muita planilha, mas como gostava de estudar minhas próprias operações para corrigir meus erros comecei a gravar todas elas.

Como em todo HD, (ainda mais em 2009) o espaço foi ficando pequeno e eu resolvi postar meus vídeos em um tal de YouTube (que hoje é extremamente popular e no qual a Equipe Trader possui o maior canal sobre o assunto). Algumas pessoas começaram a me procurar pedindo ajuda.

Eu já havia sentido e passado pelos mesmos sofrimento que elas e sabia que poderia ajudá-las. Involuntariamente surgia ali a Equipe Trader (ainda não tinha esse nome e nem a empresa). Comecei a ajudar essas pessoas pelo skype e MSN (que já nem existe mais), e percebi que qualquer pessoa é capaz de aprender e ter bons resultados, desde que elas queiram e possuam alguém para ajudá-las.

Nessa caminhada toda, sempre fui muito bem assessorado pelo Hamilton Ribas. Na época ele era assessor de investimentos e conhecia muito sobre o mercado. Já era um grande Trader (a história dele é muito inspiradora, você precisa conhecê-lo). O Hamilton também tinha passado pela crise e sempre teve muito sucesso. Aqui na cidade ele era muito bem falado por todos.

Foi então que comecei a apresentar meus alunos e amigos para ele e daí surgiu uma parceria de muito sucesso. Juntos criamos a Equipe Trader que nascia com um único objetivo: ajudar todas as pessoas que quisessem viver de Bolsa de Valores e de seus investimentos.

Desde então, juntos, ganhamos muitos prêmios, e conquistamos nosso espaço no mercado brasileiro. Sempre com muito compromisso com nossos alunos e clientes. Formamos milhares de investidores conscientes e livramos nossos alunos de muitos prejuízos.

Nosso objetivo é formar investidores. Então se você deseja isso para você, muito prazer!

GRATIDÃO! É isso que eu sinto todas as vezes que entro em minha empresa. Sei que não fazemos nada sozinhos.

Tenha gratidão pela sua família, esposa, filhos, amigos e colegas de trabalho. Todos eles moldarão um pedaço da sua vida e te farão chegar nos lugares que você for.

Esteja perto das pessoas que te inspiram e aprenda o máximo com elas.

E VOCÊ?

Já passou por algum momento difícil no mercado? Deixe seu comentário. É importante que para todos aqueles que estão começando.

Espero que minha história, minhas lições aprendidas na prática e minhas conquistas sirvam para te ajudar a dar o próximo passo e continuar em frente.

Um grande abraço,

Osney Cola

Domine a Bolsa de Valores em poucas horas.
Acesse o melhor curso introdutório do Brasil. Gratuito e 100% online.

 

 

Avaliação dos Leitores
[Total: 10 Média: 3.1]
  • Diney Bispo

    Boa Tarde. Sou iniciante no mercado de investimentos, e lendo sua história, senti mais medo ainda de não ter conhecimento o bastante para operar. Não posso nem pensar em perder o pouco que ganho para sustentar minha família. Por isso adicionei você como meu assessor de investimento na corretora xp. Quero aprender com você a por meu dinheiro no lugar certo para alavancar minha carteira.

    • De fato Diney é uma situação delicada. Por isso, hoje temos um time especializado para lhe ajudar a colocar o seu dinheiro no lugar certo. Agradeço de coração por nos confiar essa responsabilidade. Fique à vontade para sanar suas dúvidas, ter o conhecimento necessário e conseguir fazer bons investimentos.

  • Nelton

    Realmente você viveu momentos difíceis, muito complicado, mas uma história com final feliz, parabéns. A bolsa merece muita dedicação, gostaria de suas dicas para um desempenho bom. Abraços!!!

    • Com certeza Nelton, muito obrigado e fico feliz que tenha gostado do artigo. Abraços!

  • Diego Assis

    Muito obrigado pelo Texto ! Estava precisando ler isso. Iniciei ano passado e mesmo estudando perdi quase todo meu capital e até hoje não consegui recuperar meu emocional pelos erros cometidos. Mas me sentir melhor com o seu exemplo e que é possível ter sucesso na bolsa com dedicação ! Pois ninguém pilota um avião cheio de passageiros sem está preparado ! Mais uma vez obrigado pelo texto. Chegou a hora pra mim !


[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 10 Média: 3.1]