Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
TAPE READING 01cc

Tape Reading: descubra como utilizar a análise de fluxos e tendências para aumentar sua performance

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 2 MINUTOS

Qual a origem do Tape Reading? No que consiste essa técnica?

O Tape Reading nasceu na época em que havia apenas o pregão viva voz e as ferramentas usadas pela Análise Técnica ainda não estavam suficientemente aperfeiçoadas.

Como havia poucos participantes no mercado de ações, até por uma questão de espaço físico, investir na Bolsa de Valores era para poucos. Ainda assim, como hoje, havia os grandes investidores e os pequenos investidores, tubarões e sardinhas, como são conhecidos hoje respectivamente. Os grandes investidores sempre movimentam grandes volumes e essas movimentações provocam efeitos sobre o mercado. Uma boa estratégia é seguir essas movimentações, operando da mesma forma que os grandes.

Para fazer isso, na época em que só existia o pregão viva voz, com os corretores gritando uns com os outros, os analistas que usavam o tape reading liam a fita em que as ordens de compra e venda eram registradas. Daí o nome da técnica: Tape Reading. Porém, mesmo depois de o pregão viva voz ter acabado, o tape reading ainda permanece como uma prática comum e eficiente.

equipetrader35-1

O que é Tape Reading nos dias de hoje?

Agora, nos meios eletrônicos, é um pouco mais difícil rastrear os efeitos das grandes movimentações deixadas pelos “tubarões” do mercado. Mas ainda é possível utilizar esses sinais como informações para melhor embasar a tomada de decisões na hora de comprar ou vender uma ação ou opção.

Hoje, em vez de ler a fita em que eram registradas as operações, o investidor pode analisar o Livro de Ofertas (intenções de negócios), a lista de negócios (negócios que foram concretizados) e a concentração de preços.

equipetrader35-2

 

Aprendendo a ler esses recursos, o investidor aprende a localizar um formador ou anulador de tendências. O Tape Reading disponível hoje, com a tecnologia, segue o mesmo princípio do início: olhar o fluxo de mercado para perceber de onde está saindo o dinheiro e para onde está indo.

Enquanto a Análise Técnica, mostra as tendências estatísticas da movimentação do mercado, o Tape Reading mostra o que está por trás dessas movimentações, fornecendo uma informação adicional na hora de enviar uma ordem de negociação.

Como funciona o Tape Reading?

Os preços de uma ação ou de qualquer outro ativo não se formam aleatoriamente ou apenas porque um gráfico apresentou um gap de alta ou queda, porque uma Banda de Bollinger se estreitou ou se alargou, uma resistência ou um suporte foram rompidos ou qualquer outro parâmetro da Análise Técnica foi atingido.

A formação de preços e sua oscilação acontecem porque houve um desequilíbrio entre oferta e demanda do ativo em questão. O Tape Reading nada mais é do que o estudo e a determinação do que esse desiquilíbrio causa nos preços, em que proporção e como isso pode ser aproveitado para maximizar os lucros e minimizar os prejuízos. Porém, para se conseguir um bom resultado com esse método é preciso dedicação e disciplina.

Quais as vantagens de utilizar o Tape Reading da Equipe Trader AAI/XP Investimentos?

Um dos principais pontos do Tape Reading é a sua objetividade e o seu detalhamento, uma vez que observa a microdinâmica dos negócios.

A Equipe Trader AAI/XP Investimentos oferece uma ferramenta que consegue sobrepor diversos filtros a fim de retirar da leitura as ofertas feitas por robôs e algoritmos.

Muitos destes robôs nem sempre estão fazendo ofertas para que elas de fato sejam executadas: o objetivo é a tentativa de manipulação do mercado ou tornar a leitura das ofertas mais difíceis.

O objetivo da plataforma é filtrar, de maneira a mostrar apenas as ofertas reais e, principalmente, aquelas de grandes volumes que de fato têm influência sobre a oscilação.

No que diz respeito à lista de negócios, é possível agrupar negócios de um mesmo player de maneira a se visualizar com maior clareza o volume das movimentações e sua direção.

A plataforma também oferece um ranking de players, de maneira a facilitar a visualização de quem montou posições, e o volume de negócios de maneira a visualizar através de números os suportes e resistências e determinar pontos de compra e de venda.

Quanto ao envio de ordens, basta um clique para enviá-las e um clique para cancelá-las, tanto na compra quanto na venda, tornando desnecessário o uso de boleta. Os stops também não são disparados tão logo se atinja o preço alvo, mas tão somente quando esse preço alvo seja atingido e reste apenas um determinado número de lotes remanescentes. Os stops também são previamente preparados, de maneira a possibilitar a realização de negócios até mesmo na casa dos milissegundos.

banner_profitChart

Quer aprender a investir? Inicie agora um treinamento gratuito que preparamos pra você!

BTN_CLIQUE

 

O que eu preciso saber para usar a técnica de Tape Reading?

O investidor precisa aprender a filtrar ou ter uma plataforma que filtre as ofertas reais daquelas feitas por robôs e algoritmos que, muitas vezes, nem tem intenção de serem executadas, mas apenas de manipular o mercado ou dificultar a leitura das ofertas de compra e venda. Além disso, é preciso aprender o significado e a maneira como as movimentações dos grandes players influenciam na oscilação dos preços. Para isso é preciso saber conjugar a leitura do Livro de Ofertas, da Lista de Negócios, da concentração de preços e outras informações. Há toda uma curva de aprendizado que o investidor deve seguir.

 

Conheça um curso gratuito sobre o mercado de ações que a Equipe Trader preparou para você!

BOTAO

 

O que é melhor? Tape Reading ou Análise Gráfica?

Cada uma das duas apresentam vantagens e desvantagens.

A Análise Técnica é bastante objetiva no que diz respeito a setups de compra e de venda e, nesse sentido, ajuda muito se o investidor tiver disciplina e controle das emoções para obedecer, acima de qualquer coisa, sua estratégia previamente traçada. Por outro lado, ela não é uma bola de cristal que “adivinha” para que lado o preço de uma ação vai e em que tempo. Na verdade, ela lê o passado mais ou menos imediato.

O Tape Reading, por sua vez, observa as movimentações em tempo real e tem a virtude de ir na origem da movimentação dos preços, nas leis que regem as oscilações do mercado, como a da oferta e da procura. O Tape Reading é muito vantajoso para negócios de curtíssimo prazo. Porém, exige muita disciplina, concentração, conhecimento e troca de experiências com outros traders. Por outro lado, em mercados em que haja a proliferação de robôs e algoritmos, o uso desse tipo de leitura se torna ainda mais difícil. As duas ferramentas se complementam e uma ajuda a outra.

O Tape Reading pode ser utilizado com outras técnicas ou estratégias em conjunto?

Pode e deve. Muitas das técnicas, muitos dos indicadores da Análise Gráfica, ou Análise Técnica, como também é conhecida, e muitos de seus estudos, são derivados ou tem grande influência do estudo de fluxo de negócios, ou seja, do Tape Reading. Não é errado dizer que quem usa a Análise Técnica, em algum nível, usa o Tape Reading, mesmo que não saiba disso. Não à toa um dos princípios de Dow, sobre os quais se baseia a Análise Técnica diz que “volume confirma tendência”. Isto é, se a tendência é de alta e todos estão comprando em grande volume, essa tendência está confirmada. Porém, é bom lembrar que a Análise Técnica olha para o passado enquanto o Tape Reading é mais imediato.

Conheça mais sobre os Profit Chart e Profit Chart Pró, as ferramentas perfeitas de tape Reading para traders de alta performance.

Avaliação dos Leitores
[Total: 13 Média: 3.3]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 13 Média: 3.3]