Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203
COMO GARANTIR UMA APOSENTARIA 01

Veja como garantir uma aposentaria tranquila com nossas dicas de investimentos

timeTEMPO DE LEITURA MENOS DE 3 MINUTOS

A previdência social não é opção. A privada também pode não ser a melhor pedida. Com taxas de carregamento de entrada e saída, que comem os ganhos e as economias acumuladas ao longo dos anos, além do imposto de renda, esse tipo de investimento é pouco atrativo para quem quer garantir uma aposentadoria tranquila.

 A previdência privada, sobretudo nos grandes bancos, tem taxas administrativas muito altas, uma incoerência visto que as políticas de administração dos fundos são conservadoras exigindo pouco ou quase nada de gerenciamento do investimento se comparar com outras modalidades de longo prazo.

Mesmo que você prefira essa modalidade mais óbvia, mas também válida, procure fugir dos grandes bancos. Corretoras de valores, seguradoras independentes e bancos de investimento são as alternativas mais competitivas, com as melhores taxas.

Títulos do Tesouro

Uma alternativa muito superior para quem quer garantir um futuro mais sereno e independente do ponto de vista financeiro são os Títulos do Tesouro, sobretudo os que são remunerados através da correção baseada no IPCA mais juros pré-determinados no momento da aquisição do título. São eles o NTNB (que paga juros semestrais) e o NTNB-Principal que paga toda a remuneração no vencimento do título.

Há títulos desse tipo com vencimento a partir de 2019, o que, vamos supor, não é o caso de quem vai se aposentar, 2024, 2035 e até 2050, este último talvez para alguém que desde os seus 20 anos quer garantir que estará bem aos 55. Todos esses vencimentos pagam rentabilidades reais (graças ao fato de serem atrelados à inflação) acima dos 7% atualmente.

Mas atenção: se a ideia é se aposentar com os títulos, para garantir a maior rentabilidade, você deve carregar os títulos até o vencimento que é quando eles têm o máximo de seu desempenho. Vender antes disso pode trazer prejuízos, pois o mercado pode estar pagando menos do que eles valiam no ato da compra e menos do que valerão no vencimento, certamente.

Os Títulos do Tesouro, apesar de terem incidência do Imposto de Renda, são o investimento mais seguro do mercado, visto que são lastreados na dívida pública. Considere que é o governo quem imprime o dinheiro para pagar sua dívida. Se chegarmos ao ponto em que o governo não consegue mais honrar seus compromissos, não espere que os outros investimentos estejam em melhor estado de segurança.

LCA e LCI

As Letras de Crédito do Agronegócio e as Letras de Crédito Imobiliárias são uma boa opção para o “pé de meia” futuro, pois não têm incidência de imposto de renda. Claro que, em um momento em que o governo possa querer aumentar a arrecadação, isso pode mudar a qualquer momento. Outra vantagem dessa modalidade é a garantia até R$ 250 mil, dada pelo Fundo Garantidor de Crédito. Existem muitas outras modalidades de investimento de longo prazo com esse tipo de garantia.

Fundos de pensão

Se você trabalha em uma empresa cujos funcionários têm um fundo de pensão, esta pode ser uma alternativa excelente. Ainda mais se for um em que a empresa investe uma contrapartida de igual valor ao que você investe. Os rendimentos, nesse caso, podem ser gigantescos até o fim de uma vida profissional.

Bolsa de valores

Dado seu caráter oscilatório e volátil, a Bolsa de Valores não é a primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em investimentos para garantir uma renda extra na terceira idade. No entanto, investir em bons cursos para aprender como fazer render seu capital na Bolsa de Valores pode ser uma excelente alternativa para uma parte menor de seus recursos.

 

Conheça um curso gratuito que preparamos pra você!

BTN_CLIQUE

Aprendendo um gerenciamento de risco adequado e estratégias que, estatisticamente, garantam mais ganhos do que perdas, a Bolsa de Valores pode ser uma opção para quem quer remunerar através desses ganhos os investimentos de longo prazo, seja uma previdência privada, títulos, LCI, LCA ou Fundos de pensão.

Avaliação dos Leitores
[Total: 3 Média: 4.3]

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Avaliação dos Leitores
[Total: 3 Média: 4.3]