Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203

O QUE É VGBL?

VGBL ou Vida Gerador de Benefício Livre é um tipo de plano de previdência privada. O investidor acumula valores durante um prazo contratado, geralmente muitos anos, e, depois desse tempo, passa a receber um valor mensal vitaliciamente ou durante um período estipulado na contratação. São duas fases: a fase de acumulação e a fase em que o investidor passa a receber os rendimentos. Também há a possibilidade de se recolher todo o valor acumulado de uma vez. Seja para gastar ou para reinvestir em outras opções do mercado.

Ainda existem opções de VGBL em que o investidor pode transferir os benefícios para outra pessoa após sua morte.

QUAL É A RENTABILIDADE DO VGBL?

Não é possível saber qual será o rendimento desse investimento. Tudo depende de como o VGBL será administrado, a condição da economia, do plano escolhido. As taxas de administração e carregamento também têm papel importante no rendimento final do plano. Se o investidor quiser fazer uma escolha mais coerente com seu perfil e expectativas, pode escolher entre um Plano Soberano, em que os investimentos são todos em Títulos do Governo, um Plano Renda Fixa, que tem em sua carteira Títulos do Governo e Títulos de Renda Fixa, ou um Plano Composto, com 51% em renda fixa e 49% em renda variável, de um modo geral, ações.

PARA QUEM É INDICADO VGBL?

O VGBL é indicada geralmente para quem quer garantir uma renda extra para quando se aposentar ou para quando estiver com a capacidade de trabalho reduzida. No VGBL, você não pode deduzir o valor pago ao plano do imposto de renda. Assim, ele vale mais a pena para quem é isento ou para quem faz a declaração simplificada.

QUAIS OS RISCOS DE INVESTIR EM VGBL?

O primeiro risco é a empresa responsável pela previdência privada quebrar. Outra possibilidade é o plano não ter um desempenho tão bom quanto o esperado ao longo dos anos.

COMO É A TRIBUTAÇÃO DE VGBL?

O Imposto de Renda do VGBL só incide sobre os rendimentos, já que, ao longo do plano, quando foram feitos os depósitos, estes não puderam ser abatidos dos ganhos brutos do investidor.

O VGBL ainda tem as taxas de carregamento e as taxas de administração. A taxa de carregamento diz respeito ao valor aplicado a cada vez. Costuma ficar na média de 3%, mas pode chegar a 5%. Numa taxa de carregamento de 4%, por exemplo, a cada R$ 100 aplicados, apenas R$ 96 são acumulados. A taxa de administração é cobrada anualmente sobre o valor total do investimento e fica entre 1,5% e 2%. Observando isso, pode-se dizer que um plano de previdência é uma opção mais cara de investimento, porém é preciso observar que se trata de um seguro e uma escolha mais prática para quem prefere se precaver para o futuro sem se preocupar em gerenciar um fundo de investimento.

COMO FUNCIONA O VGBL?

Você precisa ter uma conta com a Equipe Trader e XP Investimentos. A seguir precisa escolher se prefere um plano Soberano, Renda Fixa ou Composto. Também deve optar por contribuições mensais, semestrais e anuais e qual o tamanho delas.

QUAIS OS TIPOS DE VGBL?

  • Plano Soberano, em que os investimentos são todos em Títulos do Governo.
  • Plano Renda Fixa, que tem em sua carteira Títulos do Governo e Títulos de Renda Fixa.
  • Plano Composto, com 51% em renda fixa e 49% em renda variável, de um modo geral ações.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO VGBL

Vantagens

  • Boa opção para garantir rendimentos para a aposentadoria, sem se preocupar em como investir esse dinheiro.
  • Pode-se sacar o dinheiro antes do término do plano.
  • O Imposto de Renda só incide a partir do momento em que o investidor passa a receber os benefícios e apenas sobre os rendimentos, não sobre o patrimônio formado total.

Desvantagens

  • Contribuições para o plano não podem ser abatidas do ganho bruto anual na hora de declarar o Imposto de Renda.
  • Taxa de administração, que incide anualmente sobre o valor total da aplicação.
  • Taxa de carregamento, que incide sobre cada contribuição.

[contact-form-7 404 "Not Found"]