Telefone0800.600.4780 ou (43) 3026.4780, de seg. à sex, das 08:45 às 18:00 Whatsapp (43) 98427.4203

O QUE É UMA LETRA DE CÂMBIO OU LC?

As financeiras são as empresas que emprestam dinheiro a juros a pessoas físicas e jurídicas. Para angariar esses fundos, elas lançam mão das Letras de Crédito ou Letras de Câmbio. O investidor compra Letras de Crédito e, ao final do prazo combinado, recebe seu dinheiro de volta corrigido e com juros de acordo com o indexador adotado. É praticamente o mesmo que um CDB, mas em vez de emprestar o dinheiro a um banco, no caso da LC, o empréstimo é a uma financeira.

QUAL É A RENTABILIDADE DA LC?

Financeiras têm porte menor que os bancos. Portanto, apresentam mais riscos. Assim, as taxas de remuneração são bem agressivas, podendo trazer bons lucros, que superam o CDB e os Títulos Públicos. Geralmente, as financeiras oferecem 100% ou mais do CDI, dependendo do valor e do prazo do empréstimo.

PARA QUEM É INDICADO LC?

O LC é indicado para aquele investidor que pretende a segurança da renda-fixa sem abrir mão de alguns riscos para garantir remunerações mais altas que o CDB e o Tesouro Direto.

Se você já é cliente da Equipe Trader/XP Investimento é só acessar sua conta e ir em Investimentos > Renda Fixa > Aplicar > Filtrar e na sequência selecionar LC, como mostra ams imagens abaixo.




Letra de Câmbio


Se você ainda não é nosso cliente, clique aqui e faça o seu cadastro! Assim você poderá seguir os passos anteriores e investir em LC.

QUAIS OS RISCOS DE INVESTIR EM LC?

Na década de 80, as letras de câmbio eram bem populares, mas diversas financeiras faliram, deixando milhares de investidores na mão. Resumindo, se as empresas falirem, porque as pessoas que emprestaram delas não pagaram, o investidor poderia perder tudo. Hoje, porém, as LC são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250 mil por instituição e por CPF, reduzindo muito os riscos. Outro risco é a inflação ser maior que a taxa combinada e, assim, o dinheiro perder poder de compra. Vale a pena verificar os dados da empresa para considerar sua solidez: o tamanho da carteira de crédito versus o volume de compromissos e a magnitude do patrimônio.

COMO É A TRIBUTAÇÃO DE LC?

Incide o Imposto de Renda retido na fonte, regressivo: para 720 dias, o imposto é de 15% sobre o lucro. O IOF é só para resgates em prazos menores que 30 dias. Ambos são recolhidos na fonte.

COMO FUNCIONA A LC?

As letras de câmbio são negociadas com as financeiras, empresas que emprestam dinheiro. Para se investir, basta ter uma conta com a Equipe Trader na XP Investimento, escolher uma Letra de Câmbio com as características desejadas: prazo, a taxa de remuneração, se vai ser prefixada ou pós fixada e fazer o investimento.

QUAIS OS TIPOS DE LC?

As Letras de Câmbio podem ser prefixadas, pós fixadas, flutuantes ou com taxas variáveis, sempre prevalecendo o que for mais vantajoso ao investidor. Existem LCs indexadas aos indicadores de inflação, mas o mais comum é o LCI como indexador, quase sempre com 100% ou mais deste indicador.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA LC?

Vantagens

  • Liquidez diária (menos de 30 dias incide IOF).
  • Rendimentos maiores que CDB e Títulos Públicos.
  • Podem ser resgatados a qualquer momento.
  • Garantia pelo Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250 mil por instituição e por CPF.

Desvantagens

  • Rentabilidade melhor só a partir de um ano de investimento.
  • Incide Imposto de Renda, retido na fonte, sobre os lucros.

[contact-form-7 404 "Not Found"]